quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Correr envelhece?


Muitos alunos me perguntam se a corrida deixa as pessoas com uma aparência envelhecida, pois já observaram que muitos corredores possuem a pele do rosto mais flácida e aparentam ter mais idade do que têm.
Para responder essa pergunta, recorri a um artigo de dois estudiosos (Couilladr & Prefaut) que diz que a corrida de longa distância e outras modalidades de exercícios, quando em doses moderadas, ajudam a combater o stress oxidativo (que gera a formação dos radicais livres, que aceleram o envelhecimento), mas que o exagero acaba funcionando de maneira contrária, aumentando esse mesmo stress oxidativo.
Portanto, vamos fazer exercícios, mas nada de exagero!

7 comentários:

  1. Mas é bom que tenha começado, agora irá continuar e irá bem longe com o blog.

    Precisando de dicas é só falar.

    Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Cláudia,

    Vim agradecer seu carinho e encontro aqui pura saúde, adoreiiiiiiiiiii.
    Eu tbm vejo isso, e penso como você:

    Exercicios tem que ser moderados, sem exageros.

    Vou ler as dicas do seu blog todo!!!

    Um super abraço, e bem vinda!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cláudia! Li seu recadinho no meu blog e fiquei muito feliz que gostou. Muito Obrigada!

    Por sinal, entrei aqui e adorei o conteúdo do seu. Vou dar sempre uma passadinha por aqui, pode ter certeza. E aproveitando a oportunidade gostaria de tirar uma dúvida sobre corrida. Dizem que correr é "viciante"... geralmente quem pratica não consegue mais parar... qto tempo isso demora para acontecer? Depende do que? Como fazer para deixar a preguiça de lado e tornar isso um hábito?

    Beijo!

    OBS: Vc disse que me seguia mas não aparece como seguidora do meu blog... deu alguma mensagem de erro? Estou perguntando pq uma amiga outro dia me falou que estava com dificuldade... queria saber se está acontecendo algum problema técnico no meu blog.

    ResponderExcluir
  4. Tinha dado erro, mas voltei lá agora e consegui. Pronto! Agora sou mesmo sua seguidora =)
    Em relação a sua pergunta, a corrida "vicia" mesmo. Geralmente, quem começa a correr não quer mais parar e não quer saber de caminhada. O tempo pra isso acontecer vai depender da dedicação de cada um (qtas vezes e qto tempo por semana vai poder se "dedicar").Pra deixar a preguiça de lado temos que fazer um esforcinho e nos "obrigar" a ir, mas logo depois o corpo começa a sentir falta do exercício e a prática vira um hábito deixando de ser um "sofrimento". Uma ajuda é uma boa companhia e/ou um mp3 com músicas que te animem. Comece primeiro com caminhadas e depois vá intercalando a corrida e a caminhada (ex: caminha 6' e corre 4'durante 30', depois caminha 5' e corre 5' durante 30'). Vá fazendo essas oscilações até conseguir deixar a caminhada só para os primeiros 5' (aquecimento) e depois terminar o tempo com a corrida. Espero que tenha te ajudado. Qualquer dúvida, é só perguntar.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. bAH, NUNCA TINHA ME DADO CONTA DISSO.... PENSANDO BEM, TUDO FAZ SENTIDO
    ADOREI SEU BLOG, MUITO INTEIRESSANTE...
    E, OBRIGADA PELA VISITA!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  6. Oi Cláudia! Obrigada pela resposta! E obrigada pela visita!
    Eu tb sou nova em blogs, vamos aprendendo juntas... rs... mas pelo que vejo a galera geralmente responde no próprio post e a pessoa interessada depois acessa para ver se tem resposta...

    Beijo!

    ResponderExcluir