segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Emagrecimento Consciente

Muitas pessoas resolvem emagrecer de uma hora pra outra e querem urgência no processo. Vale lembrar que emagrecimento rápido não faz bem a saúde e da mesma forma que emagrecemos rápido, assim que paramos com as “fórmulas mágicas” (“chá emagrecedor”, “coma quanto quiser e emagreça”, “dieta da lua”, “dieta da sopa”...) voltamos a engordar rapidamente também. Não existem soluções mágicas para o emagrecimento, por isso, não perca seu tempo e nem seu dinheiro com essas promessas milagrosas. A única fórmula pra emagrecer é gastar mais calorias do que se consome, portanto, para emagrecermos, precisamos de um programa alimentar e físico adequados.
A seguir, dou três dicas que, se seguidas, vão fazer qualquer pessoa emagrecer.
1- Musculação
A musculação é um fator de grande importância no processo de emagrecimento, pois quanto mais massa magra nosso corpo adquire, maior será o número de calorias queimadas devido ao aumento do metabolismo.
Inicie o seu treino de musculação três vezes por semana, podendo aumentar para cinco. Faça descanso entre as séries de no máximo um minuto. Utilize o peso que lhe permita completar as repetições sem perder a técnica, mas que necessite de algum esforço.


2- Exercícios aeróbios  
Os exercícios aeróbios como caminhada, natação, corrida, step, spinning, são excelentes para a perda de peso e também para o nosso coração.
Inicie um plano de caminhada de 35 minutos três vezes por semana, podendo aumentar para  cinco vezes por semana.
·         Calcule sua zona alvo utilizando a postagem 31/08 aqui no blog.

3- Alimentação
A nossa alimentação é o fator mais importante no processo de emagrecimento, pois "somos o que comemos". Tenha um hábito alimentar que lhe permita comer de três em três horas, pois além de nos sentirmos mais saciados, ativamos mais nosso metabolismo. Evite frituras, doces e alimentos ricos em sódio e sal, pois estes alimentos possuem uma grande quantidade de calorias, além de aumentar o risco de diabetes, hipertensão entre outros problemas cardiovasculares.
Consuma alimentos ricos em fibras, beba muita água e evite ingerir carboidratos no período da noite.

Lembre-se da importância dos profissonais que atuam nessas áreas, por isso, quando for começar a fazer exercícios físicos, procure um professor de educação física e quando for  fazer uma dieta, procure um nutricionista. Fuja das dietas milagrosas e mantenha o autocontrole, pois a obsessão pelo emagrecimento pode virar doença.

8 comentários:

  1. CLAÚDIA,

    só em pensar em fazer ginástica eu já fico cansado (rs).

    Mas reconheço que para a saúde é excelente!

    Tenho um blog de humor,"HUMOR EM TEXTO",e é de graça!(rs)

    Verdade.

    A crônica desta semana, eu tenho certeza que pelo seu perfil, que você vai adorar.

    Então: dá um pulinho até lá?

    Aproveita e conheça os outros dois:

    "FOTOFALADA" e "COMO ERA FÁCIL FAZER SEXO".

    Combinado?

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  2. MUITO LEGAL SEU BLOG CLÁUDIA!! JÁ ESTOU TE SEGUINDO, ATÉ PORQUE ATVIDADE É A PEDRA NO CAMINHO DO MEU EMAGRECIMENTO. ESPERO ME INSPIRAR POR AQUI. BEIJO.

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga(posso tratá-la assim?)fiquei muito
    contente de se registar no meu blogue e já o fiz
    no seu. O seu é um blog com matéria muito
    importante para o bem estar físico e mental.
    Virei cá com mais tempo.
    Já agora um pedido: dentro dos seus conhecimentos o que aconselharia a pessoas que
    sofrem de inflamação reumática?São milhares...
    Um beijinho para si.
    Irene

    ResponderExcluir
  4. Dicas preciosas por aqui... obrigada pelo carinho em relação ao meu livro, beijo, beijo!

    She

    ResponderExcluir
  5. Oi Cláudia!
    Parabéns pelo blog, os aspectos psicológicos na motricidade humana sempre me chamaram a atenção. A psicologia em si é essencial. Fico aguardando os seus próximos artigos.
    Bjs.
    Edgard Shigenaga

    ResponderExcluir
  6. oi muito legal teu blog e obrigada por visitar e participar do meu!

    estou na recíproca,te seguindo! bjs!

    ResponderExcluir
  7. Beijos, querida!

    Estou te seguindo.

    Muito bacana o teu blog!

    ResponderExcluir
  8. Oie... Adorei teu blog!! Estou te seguindo... Me segue também e vamos trocar idéias sobre emagrecimento e etc... Beijos.

    ResponderExcluir